Buscar
  • TMS Terapia dos Movimentos Sistêmicos

Terapia de Casal, Família ou Sistêmica? Qual a denominação correta?


Compreendemos que Terapia Familiar é um setting de trabalho que consiste basicamente em chamar uma família para o atendimento terapêutico. A Terapia Sistêmica não se predefine num setting de atendimento, como de casal, família ou individual. Ela se baseia nos três paradigmas centrais do Pensamento Sistêmico, deve considerar o sistema de atendimento como um todo, afim de avaliar e trabalhar com os settings mais adequados e alcançar as demandas propostas.


Uma terapia sistêmica de casal pode, em um determinado momento, incluir os filhos como "consultores" do terapeuta sobre as relações do casal. Pode-se avaliar o impacto do conflito conjugalnesse subsistema e ritualizar uma destriangulação,na qual os filhos não precisem mais se preocupar com os problemas dos genitores. Da mesma forma, é possível convidar pessoas significativas para participarem pontualmente do atendimento de um/a paciente, especialmente quando esta relação é o foco do trabalho individual.


Portanto, o Pensamento Sistêmico é um conjunto de paradigmas contemporâneos que pode ser aplicado em diversas áreas de conhecimento. A terapia sistêmica é aplicação clínica destes paradigmas, que pode ter variados settings de atendimento: familiar, casal, individual e grupos.

43 visualizações

© 2019 por Polia.